Quem Somos

IMG_20150904_082234IMG_20150818_094352

 

 

 

 

 

 

 

 

“Kerygma” é uma palavra grega que significa “Anúncio”, tendo como base o anúncio fundamental da fé apostólica das primeiras comunidades cristãs (Atos 2, 14-36; 2, 38-39; 3, 13-26; 4, 8-12; 5, 30-32; 10, 34-43; 13, 16-41). O primeiro anúncio acerca da vida, morte e ressurreição de Jesus Cristo, tem o objetivo de levar aqueles que ainda não foram batizados e os que, mesmo sendo batizados necessitam de uma “nova evangelização”, a um encontro pessoal com Cristo, a fim de que manifestem sua adesão a Ele, dispondo-se, pela conversão, a se tornarem seus discípulos missionários.

A Comunidade Católica de Evangelização Kerygma é uma Sociedade de Vida Apostólica de direito diocesano, Fundada por: Admilson Ângelo de Paiva e Adimar Batista de Paiva, no dia 02/02/1998, na cidade de São João del Rei. A sede da Sociedade está localizada na Arquidiocese de Belo Horizonte.

A Sociedade congrega homens e mulheres: clérigos, leigos e casais  que consagram suas vidas, segundo  o seu estado de vida, cuja missão é: “irmanados no mesmo ideal, espírito cristão, Amar, Viver e Anunciar o Amor”. A ação apostólica pertence, portanto, à própria natureza desta Sociedade que é, por essência, missionária.

A Comunidade Católica de Evangelização Kerygma, cuja sigla é CCEK, como Sociedade de Vida Apostólica de direito diocesano, faz parte da Igreja Católica Apostólica Romana e é regida:

  1. pelo Código de Direito Canônico (cf. Cân 731-746);
  2. pelas Diretrizes da Arquidiocese de Belo Horizonte (Decreto 04G/2009);
  • por outros documentos aprovados pela Santa Mãe Igreja Católica Apostólica Romana e pela Arquidiocese de Belo Horizonte no que diz respeito às sociedades de vida apostólica e novas comunidades;
  1. pelos Estatutos.
  2. Pela Regra de Vida da Comunidade.

O carisma da Comunidade é a vivência orante da Palavra de Deus na busca de uma experiência de santificação pessoal e comunitária. Como fruto dessa experiência, brota o desejo e o compromisso de anunciar Jesus Cristo morto e ressuscitado, por meio de todas as formas possíveis e atuais, dirigido de maneira especial aos dependentes químicos, os quais são os destinatários prioritários dos cuidados pastorais da Comunidade.

Amar a Deus e ao Próximo são os mandamentos constitutivos da vida cristã e fundamentação da vida comum e apostólica de toda Igreja e primeira obra e essencial tarefa do consagrado, pois está intrinsecamente ligado ao caráter oracional da Comunidade Kerygma. Os membros são chamados, portanto a serem contemplativos na ação, atualizando hoje, os gestos dos primeiros cristãos.

A espiritualidade da Comunidade Kerygma, em função do carisma que lhe é peculiar, é nitidamente oracional e apostólica. Nasce do Espírito Santo derramado nos corações dos membros da Comunidade Kerygma e da sua adoção filial por Deus. Ela se desenvolve pelo Dom de Deus em cada membro e pelo dom destes mesmos aos seus irmãos. Assim a consagração, a vida de oração, alicerçada sobre a lectio divina, a vivência da Palavra, a vida comunitária e a vida apostólica da Comunidade Kerygma harmonizam-se integralmente (cf. Atos 2, 42-47; 4, 32-35).

A Comunidade Kerygma é formada através de uma espiritualidade aberta aos demais carismas, para evangelizar a humanidade. Portanto, tem a missão de levar as pessoas a estarem bem dispostas ao louvor de Deus, impulsionadas pela graça da efusão do Espírito Santo, assumindo o anúncio dessa experiência, isto é, a vivência em plenitude das graças recebidas nos sacramentos, como um aspecto marcante de seu carisma. Esta efusão se manifesta em frutos de santidade e no compromisso para edificar a Igreja, tornando assim, cada batizado um missionário evangelizador. Sempre em comunhão com a Igreja Local na qual está inserida.

Nosso Distintivo:

IMG_4115

Nosso distintivo é o símbolo de um Tau com um Ostensório na frente e Nossa Senhora das Graças atrás, com o escrito “Anuncia-me”, embaixo de ambos os lados simbolizando os pilares de nossa vida comunitária, indicando que, por meio do anúncio, da Celebração Eucarística e do tributo a Nossa Senhora das Graças, alcançamos a graça da perfeição.

O nosso brasão apresenta os seguintes elementos:

logo-comunidade

A estampa da bíblia aberta simboliza, além do anúncio, a espiritualidade da Lectio Divina. Em uma das páginas traz uma pomba, que simboliza o Espírito Santo com seus dons que nos foram confirmados na crisma. Na outra página traz um cálice com a hóstia, simbolizando o Mistério Pascal de Cristo, e a celebração por excelência do que foi anunciado no “Kerygma”. Acima está o nome da comunidade: Comunidade Católica de Evangelização Kerygma” e embaixo o nosso lema: “Amar, Viver e Anunciar o Amor”.